Olhar de um gatoO gato é um animal carnívoro. Isso não significa que não possa ou que não deva comer vegetais. Há mesmo raças de gatos que gostam especialmente de fruta, como é o caso do gato de cabeça achatada da Malásia.

Mas não há dúvidas que os gatos precisam mais da carne do que os cães. Normalmente os gatos não gostam de alimentos à base de cereais.

Alguns donos preparam eles próprios a comida dos seus gatos. Mas preparar comida para gatos em casa exige sólidos conhecimentos sobre as doses dos diversos ingredientes para a correcta satisfação das necessidades alimentares dos gatos.

Existem actualmente vários alimentos para gatos no mercado com os nutrientes adequados e cuja qualidade é garantida.


Comida para gatos no mercado

Alimentos secos

Os alimentos secos são pequenos biscoitos constituídos por peixe, carne, vitaminas e gorduras. Este tipo de alimento tem a vantagem, em relação aos enlatados, de se conservarem facilmente, e de serem práticos para manusear. Também combatem o tártaro. Por outro lado, se forem usados apenas alimentos secos, estes podem ser demasiado pobres em gorduras, podendo levar a problemas na bexiga e ao bloqueio das vias urinárias do animal. Deve por isso molhar os biscoitos com um pouco de leite ou mesmo água.

A alimentação do gato não deve ser feita apenas à base de alimentos secos. Este tipo de alimentação deve ser inserida numa ementa variada.

O ideal é dar uma ração seca ao seu gato logo de manhã. Ao fim do dia dê-lhe comida enlatada ou carne cozinhada, vaca, coelho, frango, peixe (sem espinhas), etc.

Alimentos semi-secos

São geralmente muito nutritivos, mas são mais caros e não se conservam tão bem como os alimentos secos ou enlatados.

Alimentos enlatados

São alimentos à base de carne e/ou peixe, sais, gelatinas, vitaminas, açúcar, conservantes e por vezes cereais. Este tipo de alimentos têm um alto valor nutritivo. São preparados industrialmente nas suas diferentes variedades, com garantias dos fabricantes de que têm toda a multiplicidade de constituintes, como a albumina altamente nutritiva, gordura, hidratos de carbono e todas as vitaminas essenciais, numa composição equilibrada. É o melhor substituto alimentar.


Comida para gatos preparada em casa

Carne

A carne pode ser de vaca, coelho, carneiro, ou mesmo porco. Deve-se cortar sempre a carne em pequenos cubos. De preferência deve ser grelhada ou assada no forno, pois conserva melhor os paladares. De vez em quando é bom dar carne crua picada ao seu gato. Mas cuidado com a carne de porco, pois esta pode estar infectada com uma bactéria fatal para os gatos. A carne de porco deve por isso ser bem cozinhada. Cuidado com os ossos de coelho que podem lascar e portanto não os deve dar ao seu gato.

Aves de capoeira

Os restos de carne de aves que sobram da cozinha são deliciosos para os gatos. Os rins são mesmo muito apreciados pelos felinos. Cuidado com os ossos das aves que normalmente lascam e portanto também, à semelhanças dos ossos de coelho, não devem ser dados ao seu gato.

Ovos

Não dê ovos crus ao gato pois podem estar contaminados com bactérias. Para além disso a clara do ovo crua contém um produto químico que neutraliza uma vitamina B essencial para o gato. Se forem cozidos são uma boa fonte de proteínas. Devem ser cortados e devem ser dados ao seu animal de estimação no máximo duas vezes por semana.

Leite

Alguns gatos não conseguem digerir a lactose do leite de vaca e podem ficar com diarreia depois de o ingerirem. Há também gatos que não gostam de leite. Não insista, pois a água é fundamental para os gatos mas o leite não.

Queijo

É uma excelente fonte de proteínas. Pode dar o queijo cru, ralado ou cortado aos cubos, ou cozinhado juntamente com outros alimentos.

Peixe

O peixe deve ser fresco, cortado e sem espinhas. Pode ser cru ou cozinhado. Também pode dar peixe enlatado ao seu gato. As sardinhas em lata podem até ser benéficas para a saúde do animal pois sendo servidas com molho de tomate e azeite, ajudam os intestinos a expelir bolas de pelo que podem acumular-se no estômago.
Uma dieta só à base de peixe é uma alimentação desequilibrada. Este tipo de alimentação também deve ser inserida numa ementa variada.

Vegetais e cereais

O gato deve ser habituado desde pequeno a comer legumes cozinhados tais como couve, espinafres, ervilhas, etc. Juntamente com a carne ou com o peixe podem-se juntar batatas desde que estas não representem mais de um terço da refeição.

Também pode adicionar pão ralado, massas e mesmo cereais como papas de aveia, flocos de trigo e milho. Podem ser todos misturados com leite e dados sobretudo na primeira refeição pela manhã.

Fruta

Se o seu gato gosta de fruta ainda bem. Não lhe fará mal algum, deixe-o comer. Se não gostar de fruta também não se preocupe com isso.



Não se esqueça que:

  • o seu gato agradece uma dieta bem planeada
  • a água é essencial
  • alimentos frescos de vez em quando é o ideal
  • cada gato deve ter o seu próprio prato



19 comentários:

Zinco do Telhado disse...

gostei, simples e esclarecedor. Escrito com bom senso.

Velust disse...

Muito boa as EXPLICAÇÕES!!!
Tenho uma gatinha (Lindinha),c/ 02(dois)meses,q adora quiabo refogado e batata cozida.
Foi por isso q pesquisei...P/ saber se podia deixa-la comer.
OBS: Ofereço apenas um pouquinho...por medo de fazer mal.

Our cat's blog disse...

Os gatos podem comer fruta? Não sabia, mas parece-me uma boa ideia:)

Marina Sestito disse...

Olá,

Tenho lido muito sobre alimentação saudável para humanos e recentemente me atentei para o fato de que o que minha gatinha come não é mais do que um alimento industrializado composto de restos de animais abatidos para humanos e cheio de conservantes e corantes, mesmo sendo uma ração boa como a Royal Canin. Fiquei um pouco incomodada com isso e comecei a ler sobre alimentação para felinos, esperando encontrar uma solução mais "saudável". Vi que algumas pessoas recomendam alimentar seus gatos com carne crua, que seria o alimento que eles procurariam naturalmente caso estivessem na natureza, mas tenho medo de acabar lhe causando algum mal caso decida alimentá-la dessa maneira. Minha gatinha se interessa por alimentos como aveia, leite, torradinhas e apenas isso. Não come nenhuma fruta e, como sou vegetariana, nunca tenho carne em casa e nunca lhe ofereci nada que contivesse carne. Sua saúde sempre foi impecável e ela tem o pelo muito brilhante e bonito, então talvez não fosse o caso de mudar sua alimentação, mas ultimamente tenho ficado realmente incomodada com o fato de alimentá-la com uma ração industrializada, sendo que procuro me alimentar somente com alimentos frescos e orgânicos. Existe alguma possibilidade de ela obter todos os nutrientes que precisa apenas comendo carne crua e aveia? Porque vegetais e frutas eu duvido que ela vá passar a comer, e não sei se eu teria estômago para conseguir cozinhar a carne antes de alimentá-la (só a possibilidade de manipular a carne crua já é bastante difícil pra mim e eu só faria isso pela saúde dela, pra livrá-la dos conservantes e substâncias artificiais da ração industrializada).

Tainá Facó disse...

Nossa, quantas informações maravilhosas! Também tenho pesquisado sobre as rações produzidas aqui no Brasil e fique surpresa com o que encontrei. Fiquei decepcionada. Não deixei a ração de lado, mas optei por dar carne crua e frutas. Uma vez por semana ponho leite. O meu gato AMA melancia e mamão. Acho super fofo. Bom saber que eles podem ingerir esses alimentos maravilhosos.

Fico agradecida pelas informações!

Grande abraço.

Jess art disse...

Gatos são fofos!:-)

Anônimo disse...

Meu gato foi criado comendo apenas carne e caçando as galinhas do sitio do meu tio,ele é maior do q o normal,musculoso sem banhas,se o animal aprende a caçar desde cedo ele se torna como um selvagem,forte,esperto,um caçador.carne de açogue n pode ser consumida com exesso,mas se o animal caça animais limpos por conta propria ele se torna um verdadeiro felino.
Felinos são feitos para caçar,eles precisam disso,a diferença entre um gato comum e um gato predador é surpreendente,ele se torna uma mimiatura de um tigre.

Unknown disse...

ADOTEI UM GATO AGORA, TEM 40 DIAS ESTOU TOTALMENTE PERDIDA, MAS ESTAS INFORMAÇÕES ESTÃO ME AJUDANDO MUITO, VOU COMEÇAR A DAR ALGUMAS FRUTAS, GOSTARIA DE SABER COM QUE IDADE A GATA PODE SER CASTRADA....

Unknown disse...

Obrigado, agora tenho certeza que meu gato sera muito bem tratado!!

Anônimo disse...

Gatos tem necessidade de carne, são carnivoros. procure comprar lata de atum ou sardinha eles adoram.. e frango cozido.. se nao consegue fazer pede pra alguem.. de pelo menos 1 vez na semana. ;)

Unknown disse...

Para você que adora e tem gatinhos como eu, essa dica será muito valiosa.. Aproveitem!!!

Anônimo disse...

Sherlock tem 5 meses e a alegria da casa parece um maluco escala curtinas etc, lindos♥♥♥, adora pimentão e comida De gente é bom saber que tenho boas opções naturais para ele, pois não confio na maioria das rações que vejo por aí, e se eu variar ele passa mal.agora aja manga banana e etc.rsrsrs

Anônimo disse...

Muito bom amei as dicas! Costumo dar mais de uma vez na semana peito de frango cru..ela ama..

Anônimo disse...

Gatos não podem comer uva e abacate de jeito nenhum. Não podem comer alho e cebola, nem massas cruas, ovos crus ou carne crua. Melhor dar iogurte natural do que leite, e apenas de vez em quando. Chocolate e doces nem pensar. Tudo isso faz muito mal aos gatos.

deboraHLee disse...

Alguém bem-informado, enfim! Obrigada! (Sem falar que gatos NÃO precisam de grãos ou farináceos. Eles são eminentemente CARNÍVOROS.

deboraHLee disse...

Dica sobre alimentação natural: site "Cachorro Verde" (dirigido também a donos de Gatos)

Anônimo disse...

Não da pra dar só carboidrato e proteína, eles precisam de gorduras e vitaminas, grama, etc. A ração, mesmo sendo artificial, contém vitaminas. Então seria o fato de tua gatinha comer vegetais. Aí sim ela teria uma refeição completa substituta da ração.

Elza Goes disse...

Adorei as dicas! Gatos fazem parte de minha vida há 70 anos e não sabia que eles podem comer frutas e certos vegetais!... Também considero que a alimentação balanceada das racoes não deve ser a única fonte de alimentos, pois podem vir a desenvolver problemas renais, perda de pelo excesiva, etc. Gostei da dica das sardinhas e atum enlatados ou frescos!

Dirce disse...

Também adoro gatos, tenho 4. Amei as dicas.